TERMORESISTÊNCIAS RTDS
Um elemento sensor RTD consiste de uma bobina de arame ou película depositada de metal puro. A resistência do elemento aumenta com a temperatura de uma maneira conhecida e repetível. RTDs apresentam excelente precisão em uma ampla faixa de temperatura e representam o segmento que mais cresce entre os sensores de temperatura industriais. Suas vantagens incluem:
• Faixa de temperatura: Os modelos fabricados, podem alcançar temperaturas de -200 a 600°C.
• Repetibilidade e estabilidade: normalmente inferior a 0,1 ° C / ano.
• Sensibilidade:. A queda de tensão através de um RTD fornece uma saída muito maior do que um termopar
• Linearidade: Geram uma resposta mais linear do que termopares ou termistores.
• Baixo custo de sistema: RTDs pode utilizar cabos de extensões de cobre comuns e não requerem nenhum cabo de compensação especial
• Padronização: A padronização de curva de resistência característica dos sensores RTD, oferecem a facilidade de substituição por qualquer outro sensor de qualquer fabricante.
TERMOPARES
Um termopar é constituído por dois fios de metais diferentes, soldados entre si em uma junção. Na outra extremidade dos cabos de sinal, a junção de referência, o qual é eletronicamente compensada para a sua temperatura ambiente. O aquecimento da junção sensor gera um potencial termoelétrico (FEM) proporcional à diferença de temperatura entre as duas junções. Esta FEM-em milivolts, quando compensada para a temperatura conhecida da junção de referência, indica a temperatura na ponta de detecção.
Vantagens termopares incluem:
• Capacidade de ler extremas temperaturas: Os termopares com junções de metais preciosos podem ser utilizado para temperaturas até 1800°C.
• Robustez:. A simplicidade inerente de termopares torna resistente a choques e vibrações
• Tamanho pequeno / resposta rápida: Uma junção termopar de fio fino ocupa pouco espaço e tem baixa massa, tornando-o adequado para a detecção de ponto e resposta rápida.
SENSORES NTC
Um termistor é um dispositivo resistivo composto de óxidos de metal formada num cordão e encapsulados em epóxi ou de vidro. Uma resistência térmica típica mostra um grande coeficiente de temperatura negativo. A resistência cai drasticamente e de forma não linear com a temperatura. A sensibilidade é muitas vezes maior do que RTDs mas a faixa de temperatura com de temperatura de operação é limitada. Alguns termistores tem coeficientes positivos (PTC). Modelos linearizados também estão disponíveis. Os benefícios típicos são:
Baixo custo do sensor
• Alta sensibilidade: Um Sensor NTC pode ser fabricado em diversas curvas de resistência e podem alterar a resistência por dezenas de ohms por mudança de temperatura/grau, contra uma fração de ohm para RTDs.
• Ponto de detecção: Um termistor pode ser feito do tamanho de uma cabeça de alfinete.